Personna Nutri

O sequenciamento completo do nosso genoma, obtido a partir do Projeto Genoma Humano, permite o melhor conhecimento do material genético e sua função em nosso organismo. Cada vez mais entendemos que a saúde depende de uma série de fatores, que incluem, além da genética, hábitos e comportamento alimentar, atividade física, microbiota, história clínica e familiar do paciente.

Muitos casos de doenças crônicas, como as cardiovasculares, Diabetes Mellitus tipo 2, osteoporose e outras variedades de origem ifiamatórias, estão associados às interações entre diversos genes com os fatores ambientais. Nesse contexto, a Nutrição de Precisão tem como objetivo desenvolver recomendações nutricionais com base em parâmetros genéticos e bioquímicos para promoção da saúde metabólica. Essa abordagem torna-se interessante, já que as informações genéticas indicam a predisposição ou o risco reduzido para o desenvolvimento de determinados pefis metabólicos, que poderão se manifestar se a alimentação e o estilo de vida não forem adequados.

Pensando em saúde e bem-estar, foi desenvolvido o Personna Nutri, um teste que permite avaliar o risco relativo individual do desenvolvimento de algumas condições fisiológicas. Marcadores genéticos (SNPs) são analisados através da metodologia de Sequenciamento de Nova Geração (NGS) para avaliar a predisposição do indivíduo a:

Metabolismo
lipídico

Glicose

Obsedidade

Hipertensão

Metabolismo
do álcool

Intolerância
à lactose

Doença
celíaca

Ação
antioxidante e
destoxificação

Resposta
inflamatória

Metabolismo
de vitaminas

Metabolismo
do folato e
homocisteína

Metabolismo
da vitamina D

O relatório gerado fornece ao indivíduo informações importantes sobre o funcionamento do seu corpo e seu metabolismo, que poderão ser utilizadas na elaboração de uma dieta personalizada e direcionada de acordo com seu pefil genético.